Já se tornou comum dizer que vivemos na “civilização da imagem”. Isso se deve principalmente ao papel da televisão, um dos meios de comunicação de massa que tem seu espaço garantido nas casas de milhões de pessoas em todo o mundo. A tecnologia que permitiu a expansão deste veículo, onde seu poder de penetração e de persuasão é inquestionável.
No Brasil, existem diversos programas destinados ao público infantil, juvenil e adulto, geralmente realizados em auditórios, com a sedutora presença de um apresentador, que propõe mil e uma brincadeiras, jogos, gincanas, concursos, sorteios, etc.
A produção desses programas gira em torno de temáticas que despertam o interesse de crianças e jovens e as gravações são feitas em cenários festivos, cheios de cor, brilho e movimento. Os apresentadores- ou apresentadoras- são transformados em verdadeiros ídolos e disputam a preferência dos telespectadores com inovações constantes e múltiplos apelos ao consumismo. Meninos e meninas deixam de lado as brincadeiras com os amigos, os passeios, os estudos e passam horas na frente da TV, extasiados com aquele universo maravilhoso e perfeito.
É também importante ressaltar que a TV tem aspectos muitos positivos e que sua utilização pedagógica é reconhecida por diversos educadores. Existem programas educativos de excelente qualidade, e mesmo na programação normal surgem múltiplas oportunidades de trabalhar os conceitos-chave de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Matemática, Arte. Com muita criatividade, é possível usar a TV para situações variadas de aprendizagem e de entretenimento, sempre de maneira critica e participante.
Com a chegada da TV digital pretende-se entender o ciclo completo de ensino e aprendizagem pela mídia, enriquecida com os recursos que a TV digital pode proporcionar. A avaliação da performance no processo de aprendizagem de alunos, tanto de Ensino Fundamental, quanto de Ensino Médio, assim como da educação de adultos, que irão fazer uso da programação educativa veiculada pela TV digital, é um instrumento vital do ponto de vista do interesse, mudanças de comportamento, aceitação da nova tecnologia, dificuldades encontradas, falhas na metodologia, motivação de alunos, professores e cidadãos e outros parâmetros que irão nos indicar os melhores e mais adequados usos desta nova mídia, norteando produções futuras para a inclusão social e inclusão digital da população brasileira.
Através de capacitação tecnológica para o uso das mídias, internet e TV DIGITAL, os professores, pais e alunos trabalharão com novos conceitos da educação para a sociedade da informação e do conhecimento visando inovar sua prática didática junto aos alunos, maior participação dos pais no processo educacional e mais recursos midiáticos para os alunos, inovando o conceito de estudar. Teremos muitos canais e recursos para acessar, conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos.
A TV digital ira ser uma realidade em nossos dias, o que devemos é preparar-nos para tal mudança, entendendo os processos, criando metodologias. Desenvolvendo produtos e testando no campo, ou seja, dentro das escolas com alunos, pais e professores.
BIBLIOGRAFIA:
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.
ALVES, Maristel. Fora do ar.
No Brasil, existem diversos programas destinados ao público infantil, juvenil e adulto, geralmente realizados em auditórios, com a sedutora presença de um apresentador, que propõe mil e uma brincadeiras, jogos, gincanas, concursos, sorteios, etc.
A produção desses programas gira em torno de temáticas que despertam o interesse de crianças e jovens e as gravações são feitas em cenários festivos, cheios de cor, brilho e movimento. Os apresentadores- ou apresentadoras- são transformados em verdadeiros ídolos e disputam a preferência dos telespectadores com inovações constantes e múltiplos apelos ao consumismo. Meninos e meninas deixam de lado as brincadeiras com os amigos, os passeios, os estudos e passam horas na frente da TV, extasiados com aquele universo maravilhoso e perfeito.
É também importante ressaltar que a TV tem aspectos muitos positivos e que sua utilização pedagógica é reconhecida por diversos educadores. Existem programas educativos de excelente qualidade, e mesmo na programação normal surgem múltiplas oportunidades de trabalhar os conceitos-chave de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Matemática, Arte. Com muita criatividade, é possível usar a TV para situações variadas de aprendizagem e de entretenimento, sempre de maneira critica e participante.
Com a chegada da TV digital pretende-se entender o ciclo completo de ensino e aprendizagem pela mídia, enriquecida com os recursos que a TV digital pode proporcionar. A avaliação da performance no processo de aprendizagem de alunos, tanto de Ensino Fundamental, quanto de Ensino Médio, assim como da educação de adultos, que irão fazer uso da programação educativa veiculada pela TV digital, é um instrumento vital do ponto de vista do interesse, mudanças de comportamento, aceitação da nova tecnologia, dificuldades encontradas, falhas na metodologia, motivação de alunos, professores e cidadãos e outros parâmetros que irão nos indicar os melhores e mais adequados usos desta nova mídia, norteando produções futuras para a inclusão social e inclusão digital da população brasileira.
Através de capacitação tecnológica para o uso das mídias, internet e TV DIGITAL, os professores, pais e alunos trabalharão com novos conceitos da educação para a sociedade da informação e do conhecimento visando inovar sua prática didática junto aos alunos, maior participação dos pais no processo educacional e mais recursos midiáticos para os alunos, inovando o conceito de estudar. Teremos muitos canais e recursos para acessar, conteúdos digitais de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos.
A TV digital ira ser uma realidade em nossos dias, o que devemos é preparar-nos para tal mudança, entendendo os processos, criando metodologias. Desenvolvendo produtos e testando no campo, ou seja, dentro das escolas com alunos, pais e professores.
BIBLIOGRAFIA:
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.
ALVES, Maristel. Fora do ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário